Top 5 Suplementos para ganho de massa muscular

Hoje em nosso site iremos falar um pouco sobre os suplementos para ganho de massa muscular. Já aprendemos que é muito importante você se alimentar de forma adequada, ter uma bom plano de treino e rotinas regulares para conquistar bons resultados. Algumas dicas já foram citadas neste site e muitas outras ainda serão acrescentadas para auxiliá-los na construção do corpo dos sonhos.

Conteúdo revisado e comentado pelo Nutricionista Esportivo e Ortomolecular Dennys Barreto.

Se você se exercita regularmente, provavelmente quer ter certeza de que está aproveitando ao máximo.

Um benefício importante do exercício é o ganho de massa muscular e força. Ter uma quantidade saudável de músculo permite que você tenha o melhor desempenho durante o exercício e a vida diária.

Três critérios principais devem ser atendidos para o ganho de massa muscular máximo: comer mais calorias do que você queima, consumir mais proteína do que você quebra e um programa de exercícios que é desafiador para seus músculos.

É muito importante você conhecer quais são os top 5 suplementos para construção muscular.

Top 5 Suplementos 

Suplementos para ganho de massa muscular 

1º Lugar
imagem do ranking

Hipercalórico

O primeiro item da nossa lista necessita ser o hipercalórico, o nosso querido hipercalórico. Já ouvimos falar desse suplemento há muito tempo, pois, o hipercalórico é um suplemento antigo, mas ele evoluiu muito no decorrer dos anos.

Havia uma época em que a composição desse suplemento era Maltodextrina e Albumina. Após muitos estudos e avanços da tecnologia, essa composição ficou para trás e hoje a sua formulação é muito mais tecnológica. Existem hipercalóricos com creatina dentro da sua formulação e existem hipercalóricos com Whey Protein como base de proteína. Temos também o Waxy Maize, que é um carboidrato muito mais complexo, muito mais fácil de ser digerido e mais caro do que a Maltodextrina.

O que você precisa estar atento no hipercalórico?

1 Taxa de proteína

O hipercalórico precisa ter uma boa taxa de proteína. Pelo menos de 10 a 20 por cento de taxa de proteína. Hipercalóricos com taxas de 3, 4 e 5% acabam tornando o suplemento muito pobre. Você deve estar se perguntando: Porque esses percentuais o tornam muito pobre? Porque a proteína é o nutriente que torna o suplemento mais eficiente, e consequentemente mais caro.

É preciso ter dentro do hipercalórico uma base proteica para justificar o investimento. Um outro detalhe em que precisamos ter cuidado é com a fonte de proteínas que alguns hipercalóricos possuem. O colágeno, por exemplo, na sua formulação é uma proteína, mas é uma proteína barata, o que torna a sua eficiência menor do que a do whey protein quando a finalidade é o ganho de massa muscular. Dê preferência aos hipercalóricos que possuem whey protein e albumina como fonte de proteína.

2 Fonte de carboidratos

Um outro detalhe do hipercalórico é a fonte de carboidratos. É importante sempre verificar no verso da embalagem quais são os ingredientes. Aprender a ler embalagens é muito importante na escolha do melhor produto. Você passará a observar qual é o carboidrato do seu suplemento.

Se for apenas a maltodextrina, esse suplemento deverá ser mais barato do que os demais. Se a composição for maltodextrina e waxy maize ele já se torna um suplemento com uma melhor qualidade. Em uma composição com dois carboidratos, sendo um mais barato e um mais caro, fará com que tenhamos uma situação time release de liberação desse carboidrato, ou seja, não vai encher demais e não vai pesar no estômago.

Imagina a situação: colágeno e albumina como proteína, maltodextrina como carboidrato e oléo vegetal com gordura.

Infelizmente essa combinação poderá cair na sua barriga com uma bomba podendo vir a comprometer suas outras refeições. Você poderá ficar com a barriga inchada e repleta de gases. Acreditamos que essa não é a melhor alternativa, mas sim um hipercalórico leve, que cumpra bem o seu papel e que permita a você realizar as suas refeições.

Qual é a estratégia do hipercalórico?

Consumí-los através de refeições líquidas. Misturar todas as calorias que você precisa para construir músculos.

Apenas com refeições sólidas será muito difícil você alcançar um aumento de massa muscular. Você precisará de refeições líquidas, e aí é que entra o hipercalórico. A fonte de gordura do hipercalórico é boa desde que existam boas gorduras como os triglicerídeos de cadeia média.

O tcm (triglicerídeos de cadeia média) é uma gordura hidrossolúvel e na hora que você prepara o pó para tomar, o próprio processo enzimático digestivo se torna mais fácil.  Dentro da composição dos hippercalóricos identificamos a maltodextrina como um suplemento ok, o waxy maize é muito bom, o whey protein excelente, a albumina ok, os óleos vegetais não ajudarão e o tcm será ótimo.

Com essas dicas conseguimos mostrar o que você deverá observar para adquirir um hipercalórico de respeito.

Para saber mais, confira o nosso conteúdo com Os melhores Hipercalóricos para ganho de massa muscular.


2º Lugar
imagem do ranking

Creatina

O segundo suplemento para ganho de massa muscular dos top 5 é a creatina. Claro que não poderíamos tirar a creatina dessa lista. Existem estudos que mostram que deve ser utilizado 0,006 gramas por quilograma de peso corporal para consumo de creatina.

Cada vez mais surgem novos estudos sobre o produto, mas nós resolvemos entrevistar alguns atletas e profissionais da área para descobrirmos mais a fundo sobre a forma de uso desse suplemento na prática.

A maioria desses atletas consomem 10 gramas ao dia para conquistar resultados significativos, e tomam o suplemento de preferência seis horas antes do treino. Dessa forma você consegue perceber melhor o rendimento do seu treino.

Obviamente buscamos uma explicação fisiológica para isso. A creatina trabalha diretamente em um sistema no seu corpo chamado atp. O atp é uma molécula responsável pela potência do seu treino. Você desempenhará uma melhor performance, pois a substância fará com que ganhe força e resistência.

Essa molécula atp (adenosina trifosfato) é utilizada pelo seu corpo no processo de força e resistência durante o treino. Ela é reduzida a uma molécula chamada adenosina de fosfato. Ao perder um fosfato, a creatina vem e absorve esse fosfato para rapidamente converter em adenosina trifosfato novamente. Esse processo faz com que você fique com um aspecto muscular mais intenso. Com certeza a creatina é um dos maiores suplementos de construção muscular.

Como tomar as 10 gramas?

Segundo o nutricionista Dennys Barreto os praticantes assíduos de atividades físicas podem tomar cinco gramas seis horas antes do treino e cinco gramas logo após o treino, já preparando o corpo para o próximo treino com muito atp.

Para saber mais, confira o nosso conteúdo com As melhores Creatinas de 2022.


3º Lugar
imagem do ranking

Aminoácidos Essenciais

O terceiro suplemento dos top 5 para ganho de massa muscular são os aminoácidos essenciais (histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano e valina). Os Aminoácidos essenciais principalmente nos Estados Unidos são muito utilizados para a construção de músculos. Aqui no Brasil as pessoas ainda estão começando a aprender a consumi-lo.

Com esses aminoácidos você absorve apenas a porção que interessa da proteína, coloca no seu organismo e abre espaço para outras refeições, principalmente de carboidratos e gorduras, deixando assim o músculo denso.

Dessa forma você estará construindo músculos. É preciso comer bem caso você queira ganhar mais massa muscular. Reduzir ao máximo as dificuldades como falta de fome e ingestão excessiva de proteínas é uma boa forma de construção muscular.

Quando você utiliza apenas os aminoácidos essenciais, à digestão já foi realizada. Já houve uma pré digestão e ao utilizar esses aminoácidos eles serão absorvidos rapidamente pelo corpo.

Qual é o segredo dos aminoácidos essenciais?

Quando você consome apenas os aminoácidos essenciais, você permite que outras refeições venham a ser realizadas sem atrapalhar em nada a sua fome.

O Whey Protein possui esses aminoácidos?

Sim. Porém o Whey Protein é constituído de aminoácidos essenciais, que são os nove já citados acima, e aminoácidos não essenciais, que são àqueles que o nosso organismo produz.

Quando você ingere essas proteínas, você quer os nove aminoácidos essenciais e os demais acabam vindo junto na fórmula. O problema é que esses outros aminoácidos não essenciais possuem calorias que precisam ser digeridas. Essas calorias reduzem a sua fome e realizam todos os processos relativos ao consumo de uma proteína.

Para saber mais, confira o nosso conteúdo com Os Aminoácidos Essencias para suplementação.


4º Lugar
imagem do ranking

Whey Protein

Dando continuidade a nossa lista de suplementos para ganho de massa muscular o quarto produto para hipertrofia é o Whey Protein.

A proteína é quem constrói os seus músculos, já que eles são feitos de água e proteína. Dentro do músculo junto com a água vai uma substância chamada glicogênio, mas a fibra muscular é feita de proteína.

Se você não consumir proteínas ficará muito difícil promover o aumento de massa muscular. É lógico que você pode e deve consumir leite, carne, ovo e frango, que são as proteínas mais acessíveis no mercado, mas o Whey Protein é uma excelente opção por ser líquido, facilitar a digestão e não atrapalhar as suas próximas refeições, além de ser rico em BCAA.

Se você consome um bom Whey Protein você estará consumindo uma das melhores proteínas que existe para o ganho de massa muscular.

Para saber mais, confira o nosso conteúdo com Os 8 melhores Whey Protein de 2022.


5º Lugar
imagem do ranking

Pré treino

O quinto e último produto é o Pré Treino. O Pré Treino constrói músculo? Não, mas o Pré Treino faz o seu treino ficar especial, e o treino sim constrói músculos. Muitas pessoas comem da forma correta mas esquecem que se não forem para a academia e realizarem um bom treinamento os resultados ficarão comprometidos.

Não adianta você dormir bem, se alimentar corretamente se ao chegar na academia realizar um treino preguiçoso. Na academia o foco deverá ser voltado para o treino (na raça caso necessário) e com certeza você precisará de um Pré Treino.

Você tem tudo o que consome e suplementa, você tem os hormônios que o seu corpo produz que são construtores musculares, mas esse ciclo só se completa se estiver acompanhado do treino.

O Pré Treino é muito indicado para pessoas que precisam de um ânimo a mais para realizar a atividade física, ou porque andam trabalhando demais e se sentem cansados, ou não estão conseguindo focar e se concentrar de forma adequada no treino ou porque realmente são pessoas preguiçosas.

Mesmo se você é uma pessoa preguiçosa, o Pré Treino irá lhe proporcionar coragem para realizar a atividade.

A sua experiência com Pré Treino vai te ajudar muito a evoluir o seu treino. Outro detalhe é que existem Pré Treinos que possuem vaso dilatadores como a arginina. A Arginina libera uma substância chamada óxido nítrico nos nossos conduítes, os nossos vasos sanguíneos ficam delatados, aumenta o fluxo sanguíneo no tecido muscular e aumenta a oferta de nutrientes e hormônios no tecido muscular, logo você fica mais forte.

Para saber mais, confira o nosso conteúdo com Pré-treino: Os melhores de 2022.

Conclusão

Os suplementos não podem fornecer ganhos musculares máximos se seus programas de nutrição e exercícios estiverem ausentes.

Para ganhar músculos, você precisa comer calorias e proteínas suficientes, além de se exercitar, de preferência com pesos. Uma vez que seus regimes de nutrição e exercícios estejam sob controle, você terá resultados significativos com os suplementos alimentares.

Suplementos como a creatina, o hipercalórico, os aminoácidos essenciais, o pré treino e o whey protein são provavelmente as escolhas mais eficazes para auxiliá-lo no ganho de massa muscular, mas outros suplementos podem ser benéficos para complementar a sua dieta e ajudá-lo a conquistar o seu objetivo.

Um grande abraço de toda a Equipe Guia do Treino e Um ótimo treino a todos. 

 

O Guia do Treino analisa os melhores produtos do mercado fitness, com orientações de nossos especialistas. Auxiliamos os usuários na agilidade da compra, alcançando melhor resultado e rendimento nos seus objetivos.

Acompanhe Nossas Midias


Atenção: O Guia do treino é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.